Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes

O que é Medicina Diagnóstica:

A Medicina Diagnóstica é um campo da Medicina Moderna, que serve de apoio ao diagnóstico clínico. A evolução tecnológica colocou a imagenologia num lugar de destaque na prática médica, além de trazer benefícios aos pacientes, representados por um diagnóstico mais rápido e preciso, menos invasivo e com maior conforto.

Em que consiste a Odontologia Diagnóstica?

A Odontologia Diagnóstica é uma ferramenta auxiliar ao tratamento odontológico, favorecendo o diagnóstico clínico e até mesmo prevenindo situações clínicas indesejáveis. Nas áreas da Dentística, Prótese, Periodontia, Implantodontia, Cirurgia e Endodontia são utilizados vários exames por imagem. Entre eles: radiografias periapicais, oclusais e panorâmicas, tomografias computadorizadas por feixe cônico (cone beam).

Quais são as contra-indicações para realização do exame de Ressonância Magnética?

  • Marca-passo cardíaco;
  • Implante coclear interno/permante;
  • Clipe de aneurisma.

O que é contraste?

O contraste venoso é um líquido transparente que deve ser injetado na veia com o objetivo de diferenciar alterações estruturais e para obter imagens mais nítidas referentes ao exame a ser realizado.

Qual é a diferença entre o contraste utilizado no exame de Ressonância Magnética e o contraste referente à Tomografia Computadorizada?

O contraste do exame de Ressonância Magnética é à base de gadoversetamida, já o contraste utilizado em exames de Tomografia Computadorizada são à base de iodo. O paciente deve preencher o Termo de Consentimento para realização destes exames, informando alergias prévias, uso de medicamentos entre outros, para que o médico responsável pelo exame autorize o uso dos mesmos.

Em qual período do ciclo menstrual devo realizar o exame de Histerosalpingografia?

O exame deve ser realizado do 7º ao 11º dia do ciclo menstrual a contar do início da menstruação.

Por que é necessário realizar jejum para exames sob sedação/anestesia?

O jejum absoluto neste caso é indicado, pois o paciente estará sob efeitos de sedativos que diminuem o nível de consciência e reflexos do paciente, favorecendo assim a ocorrência de eventos que podem ser nocivos à saúde do mesmo. Dessa forma, o jejum é uma prevenção para ocorrência de náuseas, vômitos, entre outros.

A recuperação da sedação/anestesia é demorada?

A recuperação leva em média 30 minutos e depende da recuperação do organismo de cada paciente, podendo, às vezes, ser um pouco mais demorada em algumas pessoas do que em outras.

Para que é necessário acompanhante para exames submetidos à sedação/anestesia (endoscopia, colonoscopia, entre outros)?

Após a realização da sedação/anestesia o paciente pode ficar sonolento, com rebaixamento de nível de consciência. Dessa forma, o acompanhante serve de apoio e será a pessoa responsável por orientá-lo após o exame até o retorno ao seu local de origem.

Preciso ficar internada para realizar os exames de MAPA (Monitorização da Pressão Arterial) e Holter 24 horas?

Não. O paciente, após receber as orientações do profissional de enfermagem e/ou médico que realiza o exame, irá retornar para casa com o aparelho realizando as medições indicadas no pedido médico. O paciente deverá voltar à Clínica no dia seguinte, 24 horas após o início do exame, para retirada do aparelho e finalização do mesmo.

Para que serve o exame de Densitometria Óssea?

Para medir a densidade mineral óssea, comparando-a com idade e sexo dos pacientes. Geralmente é utilizado para diagnóstico de osteoporose e outras doenças que possam atingir os ossos.

Vou fazer um exame em que há necessidade de jejum, posso tomar os meus medicamentos normalmente?

Sim. Você deverá tomá-los até duas horas antes da realização do exame. Para isso, deve ser utilizada pequena quantidade de água. Se você utiliza insulina, você deverá trazê-la para que você possa aplicá-la após o término do exame.